domingo, 22 de janeiro de 2012

Psicóloga Responde!

psicologa responde as duvidas sobre psicoterapia e ajuda emocional

O que é psicoterapia?

A psicoterapia é um método terapêutico baseados na aplicação dos conhecimentos na área da psicologia. O objetivo da psicoterapia é o de compreender o sujeito em diversos aspectos de sua vida, promovendo a ampliação da consciência e sua transformação. Esse trajeto possibilita uma reflexão sobre a forma de ser no mundo, tendo em vista o crescimento emocional, a melhora na qualidade de vida, das relações pessoais e a redução do sofrimento.

Por que procurar um psicólogo?


Em alguns momentos as pessoas procuram o psicólogo por um sofrimento especifico, como a ansiedade, depressão, dificuldades no relacionamento e no trabalho, entre outros motivos. Porém, não existe um motivo/dificuldade específico (a) para procurar a psicoterapia, pois ela fomenta a transformação, o autoconhecimento e a possibilidade de reflexão diante de seus sentimentos e sofrimento.  A finalidade da psicoterapia é levar o paciente a ter recursos para lidar com suas dificuldades, favorecer o autoconhecimento, e promover a qualidade de vida. 

Como iniciar a psicoterapia?

É bem simples! No site você encontrará informações de contato e agendamento.
Você poderá agendar seu primeiro encontro, para sanar suas possíveis dúvidas quanto ao processo, abordagem e a possibilidade de conhecer e reconhecer empatia com a psicóloga. O primeiro encontro trata-se da oportunidade de refletir e discutir sobre os motivos que te levaram até ali, e será estabelecido o dia e horário das sessões semanais, bem como valores e formas de pagamento. Dando início ao processo, as sessões de psicoterapia são de 45 a 50 minutos. 

Qual é a duração da psicoterapia? 

A psicoterapia não tem um número de sessões estabelecidas, uma vez que o processo terapêutico depende da subjetividade de cada indivíduo e suas dificuldades. 

O que é sigilo profissional?

O Código de Ética do Psicólogo aborda a questão do sigilo no seu artigo 9º - "É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional”

Quais são os motivos/queixas mais procurados em seu consultório?

Na experiência clínica, tenho recebido queixas sobre transtornos de ansiedade, insegurança, agressividade, dependência química, baixa autoestima, problemas de relacionamento, depressão, ciúmes, estresse, a busca do autoconhecimento, entre outros. 

É possível um tratamento efetivo com dependentes químicos na clínica?

Sim, o tratamento para a dependência química pode ser realizada no consultório (psicoterapia) juntamente com a equipe multidisciplinar (psiquiatra), no caso da necessidade de intervenção medicamentosa. 

Fazer terapia é sinônimo de loucura?

Não, muito pelo contrário. Há muitos anos a sociedade acreditou que os psicólogos eram destinados a “loucos”, entretanto atualmente o conceito vem se modificando. A psicoterapia é destinada a todo e qualquer indivíduo que tenha o desejo de trabalhar suas questões conscientes e inconscientes que são pulsões para seus sentimentos e comportamentos. A psicoterapia é destinada ao sujeito que tenha por interesse trabalhar suas angústias, sofrimento, e autoconhecimento.

Convênios

Não são aceitos, porém é possível solicitar a sua seguradora de saúde o reembolso pelas consultas. De acordo com a resolução Normativa nº 211 da ANS de junho de 2010 a psicoterapia passou a ter cobertura ampliada de 12 sessões para 40 sessões por ano. É importante salientar que a responsabilidade pelo reembolso é do paciente frente ao seu plano de saúde. 


Para maiores informações acesse: www.saopaulopsicologia.com.br                                                                                www.facebook.com/saopaulopsicologia


Nenhum comentário:

Postar um comentário