quarta-feira, 4 de julho de 2012

Como falar sobre drogas com os filhos

como falar sobre drogas com os filhos
Entrevista cedida ao portal "Nós Mulheres" 

1. Como falar com os filhos sobre drogas?

R: Os pais sempre devem estimular o dialogo aberto e franco com os filhos desde a infância para que sua comunicação seja satisfatória, elucidando a criança e o adolescente em suas questões e curiosidades.  Para iniciar uma conversa com os filhos sobre esse tema é necessário que os pais ou responsáveis tenham informações precisas sobre as drogas, seus efeitos e consequências do uso abusivo. Ao obter informações é possível informar e esclarecer os filhos de forma coesa sem fazer o uso da ameaça ao filho, ou pelo dialogo do medo, e sim, esclarecendo e conversando abertamente sobre o tema.  As informações esclarecedoras são mais eficazes do que a ameaça e mitos que envolvem as drogas.

2. Quando a criança pergunta sobre drogas, o que fazer?


R: O indivíduo em processo de formação apresenta curiosidades que precisam e devem ser sanadas pelos pais e responsáveis em qualquer faixa etária, evitando que tais informações sejam passadas de forma distorcida. Quando a criança perguntar sobre as drogas, o importante é esclarecer e conversar abertamente com seu filho, caso não tenha informações precisas sobre o tema, informe-se em pesquisas e através de profissionais da área para que possam passar a informação correta.

3.  Alguns amigos do adolescente são usuários, como reagir?

R: A criança e o adolescente aprendem como lidar com a vida a partir de modelos que observa em sua casa, solidificando a educação e seu desenvolvimento futuro. A educação, a comunicação aberta e bons modelos familiares ajudam na construção da subjetividade de cada indivíduo, fazendo com que ele tenha discernimento sobre suas atitudes. Não adianta conversar com o filho, esclarecendo sobre as drogas, se os mesmos apresentam comportamentos em casa, que possam de alguma forma contradizer o que tentam ensinar. Na adolescência é importante observar e acompanhar o comportamento dos filhos respeitando também a individualidade e a necessidade de descoberta que a própria fase apresenta, se o filho tem algum amigo que faça uso da droga os pais devem aproximar-se do filho e ter um dialogo aberto, sem criticas ou a necessidade de proibi-lo. O importante é conversar com o filho, ter uma boa relação e aproximação com o ciclo social do adolescente, para que o mesmo se sinta a vontade para conversar com os pais e tomar a melhor decisão.

4. Qual é a idade ideal para os pais conversarem sobre drogas com os filhos?


R: Não existe uma idade ideal para iniciar uma conversa com os filhos sobre as drogas, entretanto, é importante ressaltar que a fase da adolescência causa diversas transformações tanto psíquicas quanto físicas no adolescente, que tem por necessidade em algum momento, de buscar formas de encontrar o prazer e de se conhecer. Nesse momento, é importante que o adolescente tenha conscientemente as informações sobre as drogas e suas consequências de forma preventiva, uma vez que o uso e o abuso das drogas podem causar consequências perturbadoras psiquicamente, fisicamente e na vida social do individuo. A conversa sobre as drogas deve existir a partir do momento em que a criança ou o adolescente tenha curiosidade e indague os pais, tanto quando tiverem consciência e frente a qualquer estimulo social.

5. Como saber se o filho usa droga?

R: O diálogo entre os pais e filhos é extremamente importante em todas as fases do desenvolvimento do individuo, como forma de prevenção para as drogas e qualquer outro obstáculo e dificuldade que possa apresentar. É imprescindível que os pais observem o comportamento do filho e acompanhem seu desenvolvimento esclarecendo as curiosidades e as questões que vão surgindo em cada fase do desenvolvimento. A partir de uma boa relação com os filhos é possível observar as mudanças que os mesmos vão apresentando quando algo não vai bem. Para saber se o filho está em contato com as drogas, é necessário a observação nas mudanças de comportamentos (cuidado para não achar que qualquer mudança seja causada pelo uso das drogas, cada fase do desenvolvimento, como na adolescência alteram o comportamento do individuo!), maior irritabilidade sem causa aparente, isolamento da família e, em algumas situações isolamento dos amigos, dificuldades na escola levando o abandono da vida escolar, comportamento agressivo e violento, mudança de hábitos (higiene, sono), e a ausência de objetos frequentes em casa e o pedido constante por quantias maiores de dinheiro. 

6. Como tratar um adolescente usuário de drogas, existe algum tipo de procedimento?

R: O uso abusivo das drogas causam consequências drásticas na condição física, psíquica e social do individuo. No entanto, é possível cessar os danos e procurar a ajuda correta, como a intervenção de uma equipe multidisciplinar e especializada, como o psicólogo e o psiquiatra. A partir da descoberta os pais devem propor um dialogo franco com o filho e procurar ajuda profissional para obterem orientação e realizar a melhor intervenção possível com o adolescente. Em São Paulo, existem alguns serviços especializados em dependência química, que podem orientar e propor o melhor tratamento. Procure um profissional especializado para que seja possível o melhor método de tratamento e orientação.


Para mais informações acesse o site em ajuda emocional: www.saopaulopsicologia.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário