segunda-feira, 26 de março de 2018

A importância de desenvolver e trabalhar autoconfiança





O sucesso da vida e a felicidade estão atrelados a diversos fatores e um deles é a autoconfiança.
Autoconfiança exprime o sentido de confiança em si mesmo, em sua capacidade e competência. Por sua vez, a palavra confiança carrega o sentido da fé que se deposita em alguém, a coragem proveniente da convicção no próprio valor.
Por mais que a importância de desenvolver a autoconfiança pareça óbvia, nem sempre conseguimos realizar tal tarefa de forma concreta em nossas vidas. Ao longo de nosso desenvolvimento isso torna-se um problema, pois dependemos da autoconfiança para inúmeras coisas como tomar decisões, enfrentar dificuldades no trabalho, dirigir a casa e a família, se relacionar com as pessoas, etc.
A autoconfiança interfere diferentemente na forma que vivemos a nossa vida, que sentimos as situações e reagimos às dificuldades inerentes ao cotidiano.
Os sofrimentos que enfrentamos ao longo da nossa jornada são reflexos diretos das visões mais íntimas que conservamos sobre nós mesmos. Por isso a necessidade de curar o nosso íntimo e trabalhar o processo de autoestima, desenvolvendo autocuidado e a autoconfiança.
Para realizar essa tarefa é essencial ingressar no processo de autoconhecimento. Quem não se conhece, não conhece os seus limites, medos e necessidades, não consegue saber ao certo quais pontos precisam ser curados e trabalhados. Todos nós, independente da idade, sexo ou personalidade, temos as nossas dores internas e todas elas merecem cuidado e atenção.
Todos esses fatores que citamos neste texto são essenciais para cultivar uma vida livre e saudável. Além de melhorar a sua relação com si mesmo e curar as suas feridas, o processo de autoconhecimento te ajuda a estabelecer uma nova abordagem com as pessoas e situações ao seu redor. Claro que a cura desse íntimo não ocorre da noite para dia, mas todos sem exceção, possuem a capacidade de se desenvolver e confiar em si próprios.
A psicoterapia pode contribuir neste processo, pois através dela o indivíduo construirá novas imagens de si mesmo, projetará novas possibilidades e irá aprender a cultivar um olhar muito mais cuidadoso sobre si e sobre a sua vida. Esse é primeiro passo para um caminho de transformação e um possível encontro com a sua subjetividade.
Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre o processo de  psicoterapia.


quinta-feira, 8 de março de 2018

Psicoterapia e Psicanálise




A diferença entre Psicoterapia e Psicanálise 


Ao contrário do que muitos pensam, terapia não é apenas para quem está doente ou com sérios problemas psicológicos. Com a correria do dia a dia nos sobra pouco tempo para olhar para a vida e entender algumas questões que interferem diretamente no nosso cotidiano, na nossa saúde mental e emocional. Dificuldades nos relacionamentos familiares, problemas com o cônjuge ou namorado, entraves nas relações com os amigos ou até mesmo no trabalho.

Todos esses pontos que citamos são dificuldades que a maioria das pessoas enfrentam ao longo da vida, são questões naturais, mas que hora ou outra podem se agravar gerando situações embaraçosas e fazendo com que a pessoa se isole ou mantenha um comportamento constante de insatisfação e reclamação. Diante disso surge a necessidade de buscar ajuda, mas como saber qual é a melhor terapia?

A verdade é que não existe uma “terapia melhor”, todas elas são boas, mas cada uma possui uma abordagem específica e foca na resolução de determinados tipos de problemas. Vamos entender mais a fundo dois tipos bem conhecidos de terapia, para que você possa escolher com mais segurança qual o melhor método que atende as suas necessidades.

Psicoterapia

A psicoterapia tem como principal objetivo tratar problemas como ansiedade, depressão, problemas de relacionamento, entre outras dificuldades que envolvam questões psicológicas e emocionais. Através de um método denominado processo dialético, o psicoterapeuta (psicólogo) conduz o paciente para um diálogo construtivo, desenvolvendo uma nova forma de lidar com os problemas e enxergar as situações.

Quando devo escolher?

     Depressão;
     Transtornos de ansiedade;
     Transtornos de humor;
     Estresse crônico;
     Problemas no âmbito da sexualidade;
     Problemas emocionais;
     Problemas familiares;
     Dificuldades no ambiente de trabalho;
     Ciúmes;
     Dependência química.

O principal objetivo da psicoterapia é restabelecer a saúde mental e emocional do paciente, oferecendo um crescimento emocional e uma melhora considerável na qualidade de vida e na manutenção das relações pessoais.

Psicanálise

Diferentemente da psicoterapia que é realizada apenas por um psicólogo, a Psicanálise é usada para se referir a uma teoria, a um método de investigação e uma prática profissional desenvolvida pelo médico Sigmund Freud.  
Freud quebrou todas as barreiras da ciência afirmando que o homem é formado por uma consciência e uma parte inconsciente que atua de forma independente da outra, sendo responsáveis pelas ações, sentimentos, e pensamentos. Então propôs a associação livre (falar o que vier a mente) como método para acessar os conteúdos inconscientes e entrar em contato com o mundo interno e subjetivo de cada um.
O objetivo da psicanálise é propiciar a ampliação da mente, tornando acessíveis seus conteúdos conscientes e inconscientes, Vale ressaltar que a análise é um processo que só pode e deve ser realizada com um profissional com formação em psicanálise.

O método da psicanálise visa três áreas específicas:

-       Investigação do psiquismo e seu funcionamento;
-       Análise da vivência
-       Atuação por meio da técnica de Associação Livre, que permite que o paciente fale tudo que vem a sua mente como desejos, sonhos, fantasias e lembranças de sua vida e infância.

Segundo a psicanálise, os sintomas são reflexos de problemas que estão armazenados no inconsciente e se apresentam na repetição das coisas que acontecem em nossas vidas. Essa repetição, é uma forma de gozar a sua verdade. Tratando a raiz do problema (inconsciente) é possível curar os sintomas.

Quando devo escolher?


     Depressão;
     Transtornos de ansiedade;
     Transtornos de humor;
     Estresse crônico;
     Problemas no âmbito da sexualidade;
     Problemas emocionais;
     Problemas familiares;
     Dificuldades no ambiente de trabalho;
     Ciúmes;
     Busca de autoconhecimento;
     Ajuda para lidar com o universo interior e exterior;
     Resoluções de problemas e questionamentos acerca do próprio eu;
     Tratamento de medos, traumas e fobias.


De maneira geral, os processos de terapia por meio da psicoterapia e da psicanálise oferecem um espaço para a compreensão do sofrimento emocional e a possibilidade de ter um novo olhar diante da sua história. Apesar dos esclarecimentos que esse texto oferece, somente um profissional capacitado pode dar a correta orientação de qual o melhor recurso de tratamento.

Entre em contato com o nosso consultório e saiba qual das duas abordagens são as mais indicadas no seu caso.