segunda-feira, 26 de março de 2018

A importância de desenvolver e trabalhar autoconfiança





O sucesso da vida e a felicidade estão atrelados a diversos fatores e um deles é a autoconfiança.
Autoconfiança exprime o sentido de confiança em si mesmo, em sua capacidade e competência. Por sua vez, a palavra confiança carrega o sentido da fé que se deposita em alguém, a coragem proveniente da convicção no próprio valor.
Por mais que a importância de desenvolver a autoconfiança pareça óbvia, nem sempre conseguimos realizar tal tarefa de forma concreta em nossas vidas. Ao longo de nosso desenvolvimento isso torna-se um problema, pois dependemos da autoconfiança para inúmeras coisas como tomar decisões, enfrentar dificuldades no trabalho, dirigir a casa e a família, se relacionar com as pessoas, etc.
A autoconfiança interfere diferentemente na forma que vivemos a nossa vida, que sentimos as situações e reagimos às dificuldades inerentes ao cotidiano.
Os sofrimentos que enfrentamos ao longo da nossa jornada são reflexos diretos das visões mais íntimas que conservamos sobre nós mesmos. Por isso a necessidade de curar o nosso íntimo e trabalhar o processo de autoestima, desenvolvendo autocuidado e a autoconfiança.
Para realizar essa tarefa é essencial ingressar no processo de autoconhecimento. Quem não se conhece, não conhece os seus limites, medos e necessidades, não consegue saber ao certo quais pontos precisam ser curados e trabalhados. Todos nós, independente da idade, sexo ou personalidade, temos as nossas dores internas e todas elas merecem cuidado e atenção.
Todos esses fatores que citamos neste texto são essenciais para cultivar uma vida livre e saudável. Além de melhorar a sua relação com si mesmo e curar as suas feridas, o processo de autoconhecimento te ajuda a estabelecer uma nova abordagem com as pessoas e situações ao seu redor. Claro que a cura desse íntimo não ocorre da noite para dia, mas todos sem exceção, possuem a capacidade de se desenvolver e confiar em si próprios.
A psicoterapia pode contribuir neste processo, pois através dela o indivíduo construirá novas imagens de si mesmo, projetará novas possibilidades e irá aprender a cultivar um olhar muito mais cuidadoso sobre si e sobre a sua vida. Esse é primeiro passo para um caminho de transformação e um possível encontro com a sua subjetividade.
Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre o processo de  psicoterapia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário